Devocionais
O Crente e o Binóculo (Tiago 4:8)

Eu estava lendo algumas frases, quando uma delas me chamou muito a atenção. Fiquei parado um tempo processando aquela informação e transportei aquela sentença para o mundo espiritual. A frase era a seguinte: “O binóculo aproxima e aperfeiçoa a visão, mas você continua longe” ( Chaim Mesquita ).

Esta afirmação me levou a compreender, em parte, a situação de alguns de nós, no que diz respeito ao evangelho de Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Muitos de nós temos visto Jesus, seus milagres, seus ensinamentos e mandamentos através de binóculos. Se nos perguntarem sobre detalhes, nós podemos até descrever com riquezas de informações, mas não desfrutamos da presença gloriosa do Mestre porque estamos longe. Quando estamos com o binóculo, parece que somos capazes de tocar nas vestes do Senhor, mas nos tornamos ridículos ao ficarmos tateando em nossa volta com a falsa sensação de estarmos junto d´Ele. É preciso mais do que enxergar ao longe. É preciso mais do que trazer para perto. É necessário estar perto.

A Bíblia Sagrada nos ensina “Chegai-vos a Deus e Ele se chegará a vós" (Tiago 4:8). É por isso que vemos muitas pessoas discursarem sobre o evangelho porém com pouca experiência pessoal. São evangélicos de binóculos. Não dá para se ter uma experiência com Deus o acompanhando de binóculos. É necessário se envolver. É necessário chegar próximo.

A mulher que há doze anos sofria com um fluxo de sangue (Mateus 9:20), sabia que ela não poderia somente acompanhar Jesus de longe, teria que aproximar-se d´Ele para que a sua cura acontecesse. Ela teria que chegar perto de Jesus, não bastava observá-lo pelo binóculo. Ela aproximou-se de Jesus, tocou em suas vestes e foi curada.

Parece que quanto mais a tecnologia avança, modelos de binóculos mais modernos vão surgindo, fazendo com que o crente “consiga” ver Jesus mais de longe, e o contato pessoal que o Nosso Pai Celestial deseja ter com seus filhos torna-se menos freqüente. É crente que só aparece na igreja aos domingos. Outros com binóculos mais modernos, vão aos cultos uma vez por mês na ocasião da Ceia do Senhor. Tem até quem imagina que por terem tais “equipamentos espirituais tão desenvolvidos”, terão condição de ver o Senhor Jesus vindo nas nuvens arrebatar sua igreja, mesmo estando à distância e poderão então juntar-se a este povo que irá morar no céu no exato momento do arrebatamento – puro engano.

É hora de chegarmos cada vez mais perto de Deus e, desfrutarmos da sua maravilhosa companhia, dispensando qualquer coisa que queira nos fazer seguir Jesus de longe. Jesus é o caminho que nos leva até a Deus

COLABORAÇÃO: Lucivado S. Araújo

Publicado neste site em 25/05/2010

Igreja Assembléia de Deus - Ministério de São Miguel Paulista. Todos os direitos reservados.