Devocionais
A Dura Missão de Não Ser o Primeiro (João 5:1-9)

Não é fácil ser o segundo. Ainda mais quando só o primeiro desfruta de toda e qualquer vantagem.

O segundo sai do tanque envergonhado por não ter sido o primeiro, por não ter alcançado a solução do seu problema e ainda tem dificuldades para sair do tanque dependendo do seu problema. É isso mesmo. Estou falando do paralítico que ficava perto do tanque de Betesda. Esta história contada na Bíblia retrata muito o que vivemos no nosso dia a dia.

A história do tanque era a seguinte: de tempos em tempos vinha um anjo e agitava as águas daquele tanque onde tinha ao seu redor muitos doentes. O primeiro, e somente o primeiro que entrasse na água após o anjo agitar a água seria curado de qualquer mal. Agora você imagina: neste lugar existiam cegos, surdos, mudos, pessoas com problemas em um braço, pessoas com problema de pele, porém, existia também o personagem da nossa história, o coxo. Este coxo se quisesse ser curado ali no tanque teria que, no momento que o anjo agitasse as águas, se jogar naquele tanque e torcer para ser o primeiro, porque se ele fosse o segundo como é que ele sairia dali? E todos os outros também que se lançavam dentro do tanque e ao chegarem à superfície tinham o gosto amargo de terem sido o segundo, o terceiro, o quarto, e sei lá qual a ordem...

Observe a tua vida. Quantas vezes você já se lançou em projetos que todos os outros tinham vantagens e quando era sua vez de ser beneficiado “as águas não mais se agitavam”? Quantas vezes você pode observar seu colega de trabalho conseguir, o outro da outra sessão também e quando chega sua vez... nada. E projetos para o Ano Novo? Já cansou de ser o segundo?

O coxo da nossa história talvez até já tivesse perdido as esperanças, mas teve um dia que ele recebeu uma visita inesperada. Um homem chegou naquele lugar e deu a ele a oportunidade de, mesmo não sendo o primeiro, ser o privilegiado com a cura. Jesus deu aquele homem o que ele esperava, porém não do jeito que ele queria. O homem foi curado através do milagre que Jesus realizou.

Agora eu te faço uma pergunta: “Você quer ser o primeiro ou você quer ser o privilegiado?”

Você pode estar esperando a solução com o foco onde todas as pessoas ao seu redor estão buscando, porém há um caminho diferente, surpreendente e muito mais eficiente – JESUS. “Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nEle e Ele tudo fará”. Ser o segundo lugar talvez tenha te incomodado por muito tempo, mas pense diferente a partir de agora: ser o primeiro pode ser muito “trivial”, porém ser o foco da atenção de Jesus ... NÃO TEM PREÇO.

COLABORAÇÃO: Lucivado S. Araújo

Publicado neste site em 10/07/2010

Igreja Assembléia de Deus - Ministério de São Miguel Paulista. Todos os direitos reservados.